BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos da disciplina de Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, telemetria, supervisório e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

MONITORAMENTO REMOTO DE UMA PLANTA DE IRRIGAÇÃO

Palavras-Chave: monitoramento, irrigação, ESP32, remoto.   

Introdução

A utilização das águas na agricultura é importante por servir como fonte de nutrientes para as culturas, sendo que a irrigação é uma técnica necessária para minimizar a degradação do solo.  Embora a irrigação seja um método bastante utilizado pela agricultura na produção de alimentos, porém enfrenta alguns problemas principalmente em grandes áreas de plantio, tal como a falta de tecnologia para detectar falhas nas tubulações e gerenciamento dos recursos. Em vista da necessidade de acompanhar o desenvolvimento das áreas de plantio, propõe-se elaborar um circuito de medição de dados como temperatura ambiente, pressão da água, umidade do solo e do ar.

Metodologia

Os sensores dispostos ao longo da planta construída, coletam os dados referente a pressão da água na tubulação, temperatura do ambiente, umidade do solo e a umidade relativa do ar. Logo os dados coletados são processados pelas unidades NodeMCU localizadas nas extremidades da planta. Após o processamento, os dados são enviados para o servidor Web implementado em uma máquina virtual na plataforma AWS e com o auxílio da ferramenta de programação Node Red foi elaborada uma Dashboard para visualização dos dados e um sistema de alerta/notificações.

Resultados e Discussão

Os dados coletados com o monitoramento remoto, estão expressos a seguir.

Figura 1- Dashboard

Fonte: Autoria Própria   

Tabela 1- Análise da pressão

Parâmetros

bar

Sistema desligado

0

Falhas na tubulação

0.2

Funcionamento normal

0.7

Falha por obstrução

0.9

Fonte: Autoria Própria

Com os dados coletados foi possível determinar parâmetros para indicar falhas de funcionamento, enviar alertas e manter os usuários informados por meio do monitoramento remoto. Na figura 1, são exibidos os gráficos obtidos com o sensor de umidade do solo, umidade relativa do ar, diferença de pressão da água, temperatura do ambiente e as mensagens de informação/alerta. A tabela 1 monstra os parâmetros obtidos com a coleta das informações relacionados a pressão da água na tubulação.

Conclusões

O objetivo de construção da planta de irrigação assim como a coleta de dados de forma remota, analisá-los e disponibilizá-los em uma dashboard, foram alcançados. E para projetos futuros podem ser adicionados mais sensores para melhorar a qualidade dos dados.

[ID:93] Autor:Mateus Cordeiro dos Santos - Criado em: 2022-06-10 17:26:45 - [ Compartilhar ]