BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

Sistema de Detecção de Ruído Sonoro

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um sistema eletrônico que possa detectar alterações de ruídos sonoros pré-determinados em ambientes industriais e escolares, com o intuito de obter um lugar mais seguro, agradável e produtivo.

O sensor utilizado é um Microfone Omnidirecional INMP441 (Figura 1), capaz de captar som em todas as direções, além disso já conta com um conversor analógico para digital e um filtro antialiasing, o qual permite a passagem de todas as frequências corretas, cortando as indesejáveis.

Figura 1 - Sensor Microfone Omnidirecional INMP441

Por meio de uma programação, os dados obtidos são tratados e armazenados no microcontrolador ESP32 (Figura 2), que possui um módulo WIFI e um módulo Bluetooth de comunicação integrados ao seu chip. A comunicação com o protocolo MQTT é feita usando a comunicação WIFI da ESP32.

Figura 2 - Microcontrolador ESP32

Para sinalizar visualmente quando o limite de ruído em decibéis é ultrapassado utiliza-se um Led vermelho. Logo, o circuito para obtenção de dados usado no projeto pode ser visto na Figura 3 e a montagem final do projeto na Figura 4.

Figura 3 - Circuito para obtenção de dados

Figura 4 - Montagem final projeto

Para a comunicação com o MQTT foi necessário alugar um servidor no AWS para fazer o armazenamento das informações no banco de dados, que são enviados para o MQTT pela ESP32. O banco de dados utilizado nesse servidor da AWS foi o Mysql, que tem a função de salvar os dados enviados para o MQTT na nuvem. Esses dados são exibidos na web, por meio de um IP público gerado pela instância AWS.

Por meio do Node-RED, uma ferramenta de desenvolvimento baseada em fluxos para programação visual em nós, ou em blocos, foi desenvolvida uma programação (Figura 5) que faz uma demonstração gráfica dos dados obtidos e as apresenta numa página da web (Figura 6).

Figura 5 - Programação Node-RED

Figura 6 - Representação gráfica dos dados coletados

Nas Figuras 4 e 6 é possível ver o Led acesso, já que o limite de ruído estipulado em 70dB foi ultrapassado, emitindo assim o alerta visual.

[ID:90] Autor:Beatriz Miano Paulino - Criado em: 2022-06-09 22:15:05 - [ Compartilhar ]