MELHORIA DO PROTOTIPO DE APARELHO CPM PARA REABILITAÇÃO DE JOELHO

Metodologia e Aplicações de Uma Bancada De Reabilitação de Joelho

O presente projeto tem como objetivo a aquisição de dados de um de uma bancada de reabilitação de joelho por meio de sensores para acesso remoto para epara o acompanhamento de possiveis falhas na execução do movimento ou acompanhamento da melhora corporal, facilitando o acomanhaento do fisioterapeuta especializado, para a aprimoramento semanal do protocolo de reablitação, tendo em vista efetuar uma melhor apresentação do IHM para o fisioterapeuta e trazer uma tecnologia mais atual e concreto.

Para realizar esse projeto, é preciso estabelecer objetivos específicos:

• Criar uma instância EC2 na Amazon Web Services (AWS);
  • Instalar Apache, MySQL e PHP na instância;
  • Criar um RDS na AWS e configurar ele através do MySQL;
  • Instalar o Node-RED na instância EC2;
  • Utilizar o protocolo MQTT no Node-RED e no microcontrolador (Esp32);
  • Construir uma interface dashboard através do Node-RED para que o usuário possa realizar o controle e visualizar os dados pela mesma;
  • Integrar o banco de dados RDS no Node-RED;
  • Desenvolver o circuito e integrar o Esp32;
  • Aplicar o sistema na bancada de joelho;

O respectivo trabalho consta como um complemento do TCC do aluno Vinícius Bizache Cruz  sobre "Melhoria do protopito de aparelho CPM para reabilitação de joelho ".

O sensor simulado para o projeto foi o encoder incremental, que apresenta uma alimentação em de 5 à 24Vcc, tendo uma resolução de 600 pulsos por rotação. A figura 1 representa o enconder

FIGURA 1. Enconder

fonte: proprio autor

Os dados serão coletados utilizando o ESP32 (Figura 2) e armazenados em uma database.

FIGURA 2. ESp 32

fonte: proprio autor

Para visualizar os dados lidos pelo sensor, foi elaborado um dashboard por meio da ferramenta Node-Red. Foi utilizado também o editor de código-fonte Visual Code para elaborar a programação, bem como uma máquina virtual, para possibilitar a comunicação.observada na figura 3 abaixo.

FIGURA 3. node red

fonte: proprio autor

Na interface desenvolvida pode-se observar graficos e indicadores das variaveis para facilitar a visualização. A figura 4 representa  a dashboard elaborada. A mesma apresenta um comando de armazenamento de bancos de dados.

FIGURA 4. dashboard

fonte: proprio autor

[ID:61] Autor:Vinicius Bizache Cruz - Criado em: 2021-06-17 13:18:16 - [ Compartilhar ]