BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

Sistema De Dosagem De Sólidos

O projeto consiste na elaboração de um sistema de dosagem para sólidos, com o intuito de facilitar e agilizar um processo de produção. Essa máquina tem a função de dosar e envasar terra vegetal em embalagem plástica. Pretende-se por meio deste equipamento, obter uma linha de produção onde o produto ofereça qualidade e satisfação ao consumidor.

O material a ser dosado deve ser depositado no reservatório, após uma embalagem plástica é posicionada no funil de saída, logo o sensor de umidade realiza a leitura, em seguida o sensor Strain Gauge realiza a leitura da compressão e emite um sinal de tensão proporcional em milivolts, que é amplificado pelo Módulo Conversor  HX711, o controle será realizado por meio do microcontrolador ESP32  que possui um módulo  WI-FI integrado,  realizando a  comunicação através do  protocolo MQTT, posteriormente, mostra-se o peso e a porcentagem de umidade da matéria na Dashboard, desenvolvido na plataforma Node-RED®. Por conseguinte, ao acionar o botão, fecha o contato que é recebido pelo ESP32, acionando o módulo relé, este por sua vez liga a válvula solenoide que comanda o pistão a avançar. Esse movimento fecha a primeira porta de dosagem e abre a segunda liberando o material pelo funil de saída. O ESP32 comanda que após o envase, o cilindro retorne e a de saída se fecha, reiniciando o ciclo. O número de ciclos será determinado de acordo com a quantidade de matéria requerida.   A Figura 1, mostra o diagrama esquemático para o sensor de umidade.

 

Figura 1Diagrama sensor de umidade

1.jpg                                                                                            

 

           A Figura 2, mostra o diagrama esquemático para o sensor de Straing Gauge.

 

Figura 2 – Diagrama sensor Straing Gauge

2.jpg

 

Diante disso, através de um servidor Webonde a leitura e o controle de dados são realizados de forma remota. Pretende-se fazer a aquisição dos dados dos sensores e armazenar no banco de dados MYSQL implementado no sistema operacional Ubuntu, alocado em uma instância EC2 na plataforma de computação em nuvem aws da  Amazon®. Como mostra a Figura 3.

                                                                                                                                       

                                                                                                                                                     Figura 3 – Diagrama servidor web

3.jpg

 

O desenvolvimento propõe-se analisar como dispositivos de baixo custo, podem ser eficientes na automação de processos. A partir do estudo, nota-se que a IoT promove um monitoramento eficaz das variáveis do processo, com objetos de interface intuitivos facilitando a interação do operador. A Figura 4, visualiza-se a vista isométrica do protótipo.

 

Figura 4 - Protótipo do Sistema.

 

4.jpg

Fonte: Nathan Briga

[ID:17] Autor: - Criado em: 2021-04-27 03:59:58 - [ Compartilhar ]