BLOG - Sistemas Embarcados
Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas
(Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves
Busca:
CHOCADEIRA IOT
OBJETIVO
O projeto desenvolvido consiste no controle de temperatura, humidade e de um motor para rotacionar os ovos de uma chocadeira através de um circuito eletronico utilizando ESP32, sensor de temperatura e umidade DHT11, Node-Red, MQTT - Mosquitto, AWS ( Serviço de computação em Nuvem - Ubuntu E2C).
VISÃO GERAL
Uma incubadora de ovos é um dispositivo ou equipamento projetado para criar condições ideais para a incubação e desenvolvimento de ovos fertilizados de aves e répteis.
Essas incubadoras são usadas principalmente por avicultores e criadores de aves para aumentar a taxa de sucesso na eclosão dos ovos, permitindo o controle preciso de fatores ambientais, como temperatura, umidade e ventilação. Ao criar um ambiente controlado e estável, as incubadoras de ovos simulam as condições necessárias para que os ovos se desenvolvam adequadamente e produzam pintinhos saudáveis.
As incubadoras de ovos podem variar em tamanho e capacidade, desde pequenos modelos domésticos para uso pessoal até grandes máquinas industriais capazes de incubação em larga escala. Geralmente, essas incubadoras são equipadas com sensores e termostatos que monitoram e mantêm os parâmetros ambientais necessários para o desenvolvimento embrionário, enquanto as rotações regulares dos ovos ajudam a evitar deformações e problemas de crescimento.
MATERIAIS
Para a elaboração do circuito desta chocadeira, foram utilizados os seguintes componentes:
- 1 x ESP 32 WROOM;
- 1 x DHT 11;
- 1 x Aquecedor;
- 1 x Bomba de água;
- 1 x Motor Síncrono CA (motor de micro-ondas);
- 1 x Display LCD 16 x 2;
- 1 x Drive com 4 Relé 5V;
- 1 x Potenciômetros;
- 3 x Push boton.
CIRCUITO
Utilizando o ESP 32 para o controle do circuito.
Conexões das portas logicas.
Entradas:
- Botão Alterar, Digital 23
- Botão Selecionar Temperatura Digital 32
- Botão Selecionar Umidade Digital 19
- Potenciômetro Analógica 4
Saídas (atuadores):
- Aquecedor Digital 27
- Bomba d’agua digital 25
- Motor digital 33
Acionando relé para o chaveamento dos atuadores.
- Aquecedor - relé
- Bomba d’agua - relé
- Motor - relé
TÓPICOS MQTT
- esp32/leitura
- esp32/valor/Bomba
- esp32/valor/Luz
- esp32/valor/Humidade
- esp32/valor/Temperatura
- esp32/valor/setpointTemperatura
- esp32/valor/setpointUmidade
INFRAESTRUTURA PARA MONITORAMENTO
Com o intuito de viabilizar o monitoramento e o controle do projeto, o mesmo conta com um monitoramento e controle remoto, com infraestrutura em nuvem, de fácil acesso pelo navegador WEB.
Serviços instalados:
- Servidor PostgreSQL v15.3;
- Servidor Eclipse Mosquitto v2.0.15;
- Servidor Node-RED v3.0.2.
No contexto do monitoramento da comunicação entre componentes IoT, o Node-RED pode ser configurado para receber e processar os dados enviados pelos dispositivos IoT.
O Node-RED, monitora a comunicação entre os componentes IoT do projeto, registrar as leituras em bancos de dados SQL e fornecer um painel de monitoramento e comando (dashboard).
O fluxo (flow) Node-RED implementado:
PROTOTIPO DO CIRCUITO
CONCLUSÃO
Em resumo, o projeto de chocadeira utilizando tecnologias como ESP32, MQTT, Node-RED e IoT ofereceu uma solução altamente eficiente e inovadora para a criação de um ambiente controlado destinado à incubação de ovos. A integração do ESP32 com MQTT permitiu a coleta e o envio em tempo real de dados, o que possibilitou um monitoramento preciso dos parâmetros ambientais essenciais ao sucesso do processo de incubação. Além disso, o uso do Node-RED como plataforma de desenvolvimento simplificou a implementação das regras de automação e a criação de um painel de controle intuitivo. A combinação dessas tecnologias resultou em uma chocadeira conectada e inteligente, capaz de automatizar o controle de temperatura, umidade e viragem dos ovos, o que contribuiu para uma taxa de sucesso superior na incubação. Além disso, a integração com a IoT possibilitou o acesso remoto aos dados e o controle da chocadeira por meio de dispositivos móveis, o que trouxe mais comodidade ao usuário e maior flexibilidade.
AUTORES
José Vicente Teodoro Igino - teodoro.jose@aluno.ifsp.edu.br
Higor Zambaldi Trabuo - higor.trabuco@aluno.ifsp.edu.br
[ID:160] Autor: - Criado em: 2023-06-24 13:43:20 - [ Compartilhar ]