BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

(SMQA) Sistema de Monitoramento de Qualidade da Água: Tecnologias e Técnicas para Implementação Eficiente

A qualidade da água é um recurso fundamental para a vida em nosso planeta, afetando diretamente a saúde humana e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Para garantir a preservação e o monitoramento contínuo desse recurso vital, torna-se essencial a utilização de sistemas eficientes de monitoramento da qualidade da água. Neste contexto, a integração de tecnologias e técnicas modernas, como microcontroladores, sensores, comunicação Wi-Fi, armazenamento de dados em um banco de dados e criação de um dashboard para visualização dos dados coletados, desempenha um papel crucial.

1. Microcontrolador e Sensores: O primeiro passo para a implementação de um sistema de monitoramento de qualidade da água é a seleção adequada de um microcontrolador e dos sensores necessários. O microcontrolador atua como o cérebro do sistema, coletando dados dos sensores e executando as operações de controle. Sensores de pH, condutividade, oxigênio dissolvido e temperatura são comumente utilizados para avaliar a qualidade da água. Esses sensores fornecem dados precisos e em tempo real sobre os parâmetros-chave, permitindo a detecção de variações e a identificação de problemas potenciais.

2. Comunicação Wi-Fi: Uma vez que os dados são coletados pelos sensores, é necessário transmiti-los de forma eficiente para um local centralizado. A comunicação Wi-Fi é uma solução conveniente, permitindo a transferência de dados sem fio para um servidor ou nuvem. Isso elimina a necessidade de fios físicos e permite uma monitoração em tempo real e remota. Além disso, a comunicação Wi-Fi possibilita a rápida detecção de anormalidades e o envio de alertas para ações corretivas imediatas.

3. Armazenamento de Dados em um Banco de Dados: A gestão eficiente dos dados coletados é fundamental para o sucesso do sistema de monitoramento. Um banco de dados adequado, como o MySQL ou PostgreSQL, pode ser utilizado para armazenar os dados de maneira estruturada e segura. Isso permite o acesso rápido e a análise posterior dos dados, auxiliando na identificação de padrões e na tomada de decisões embasadas.

4. Criação de um Dashboard para Visualização dos Dados: Um dashboard intuitivo e visualmente atraente é uma ferramenta essencial para interpretar e apresentar os dados coletados de forma compreensível. Utilizando linguagens de programação web, como HTML, CSS e JavaScript, é possível criar um painel interativo que exiba gráficos, tabelas e informações relevantes sobre a qualidade da água. Essa interface amigável permite que os usuários monitorem facilmente as mudanças nos parâmetros, visualizem tendências ao longo do tempo e identifiquem áreas problemáticas.

O desenvolvimento de um sistema de monitoramento de qualidade da água eficiente envolve a integração de várias tecnologias e técnicas. A utilização de microcontroladores, sensores, comunicação Wi-Fi, armazenamento de dados em um banco de dados e criação de um dashboard possibilita um monitoramento preciso, em tempo real e remoto. Essa abordagem oferece aos gestores e pesquisadores uma visão abrangente da qualidade da água, permitindo a tomada de medidas proativas para preservar e proteger esse recurso vital para a vida no nosso planeta.

[ID:145] Autor:Rafael Rodrigues Kalil Grillo - Criado em: 2023-05-24 17:12:22 - [ Compartilhar ]