BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

Umidificador Inteligente: Conectando Saúde e Tecnologia

No mundo atual, onde a tecnologia está presente em quase todos os aspectos da nossa vida, é empolgante ver como ela pode transformar até mesmo os aparelhos mais simples em dispositivos inteligentes e eficientes. Um exemplo disso é o umidificador inteligente, uma solução inovadora que combina a melhoria da qualidade do ar com recursos avançados de conectividade e controle. Neste artigo, exploraremos o que é um projeto de umidificador inteligente e as tecnologias e técnicas necessárias para implementá-lo.

1. Microcontrolador e Sensores: O coração de um umidificador inteligente é um microcontrolador, um componente eletrônico programável capaz de controlar as operações do dispositivo. O microcontrolador deve ser escolhido levando em consideração a capacidade de processamento e a compatibilidade com os sensores necessários. Sensores de umidade, temperatura e qualidade do ar são essenciais para monitorar as condições ambientais e ajustar o funcionamento do umidificador de acordo com as necessidades.

2. Comunicação Wi-Fi: A integração de um módulo de comunicação Wi-Fi permite que o umidificador inteligente se conecte a uma rede local ou à Internet. Isso possibilita o acesso remoto ao dispositivo por meio de um aplicativo móvel ou uma plataforma online. A comunicação Wi-Fi também permite a troca de dados com outros dispositivos e serviços, abrindo um mundo de possibilidades para automação e controle inteligente.

3. Armazenamento de Dados em um Banco de Dados: Um aspecto importante de um umidificador inteligente é a capacidade de coletar e armazenar dados sobre as condições do ambiente ao longo do tempo. Isso pode ser feito por meio de um banco de dados, onde as informações são registradas e organizadas para análises futuras. O uso de um banco de dados possibilita o rastreamento de tendências, identificação de padrões e otimização do desempenho do umidificador com base nos dados coletados.

4. Para facilitar a interpretação dos dados coletados, a criação de um dashboard intuitivo é fundamental. Um dashboard é uma interface gráfica que apresenta informações de forma clara e visualmente atraente. Nele, é possível exibir a umidade, temperatura, qualidade do ar e outras métricas relevantes, além de gráficos e relatórios. O acesso a essas informações em tempo real fornece aos usuários uma visão abrangente das condições do ambiente e permite que tomem decisões informadas.

O umidificador inteligente é um exemplo impressionante de como a tecnologia pode aprimorar produtos comuns, oferecendo uma experiência mais conveniente e eficiente. Com a combinação de um microcontrolador, sensores, comunicação Wi-Fi, armazenamento de dados em um banco de dados e a criação de um dashboard para visualização, é possível criar um umidificador que se adapta às necessidades específicas do usuário, promovendo uma melhor qualidade do ar e contribuindo para uma vida mais saudável. A integração entre saúde e tecnologia nunca foi tão promissora.

O projeto foi implementado com 2 potenciometros simulando 2 sensores, um de temperatura e outro de umidade, quando o sensor de temperatura mede 30 graus ou passa disso, o umidificador ligará, o sensor de umidade também aciona o umidificador inteligente pela porcentagem de umidade no ar, caso fique menor que 70 porcento, o umidificador ligará também fazendo o controle de umidade do ambiente, gerando assim conforto automatizado.

[ID:144] Autor:Gabriel Antonio Passoni - Criado em: 2023-05-24 15:15:49 - [ Compartilhar ]