BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

(MCAR) Monitoramento de Consumo de Água em Residências

A Internet das Coisas (IoT) tem se destacado como uma solução poderosa para o controle e monitoramento de sistemas diversos. Um exemplo prático dessa aplicação é o monitoramento de consumo de água em residências. Com a combinação de tecnologias como MQTT, Node-RED, ESP32, AWS EC2 e o sensor de fluxo de água, é possível criar um sistema eficiente e inteligente para gerenciar o consumo de água de forma remota e em tempo real.

O monitoramento de consumo de água em residências é essencial para promover o uso consciente desse recurso vital e evitar desperdícios. A utilização de um sensor de fluxo de água permite medir com precisão a quantidade de água que está sendo consumida. O sensor coleta os dados de fluxo e os transmite ao ESP32, uma placa de desenvolvimento versátil e ideal para aplicações IoT devido às suas capacidades de conectividade, como Wi-Fi e Bluetooth.

Através do protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Transport), os dados de fluxo de água coletados pelo ESP32 são enviados de forma rápida e segura para a nuvem. O MQTT é conhecido por ser um protocolo leve, econômico em termos de largura de banda e altamente escalável, tornando-o uma excelente escolha para aplicações IoT.

Esses dados são recebidos e processados pelo Node-RED, uma plataforma de programação visual que permite a criação de fluxos de trabalho intuitivos para a IoT. No Node-RED, é possível criar um fluxo que receba os dados de fluxo de água, aplicando lógica de controle para monitorar o consumo. Com base nos dados recebidos, é possível configurar ações automatizadas, como alertas de consumo excessivo, desligamento de sistemas não essenciais ou notificações em tempo real.

Essas ações podem ser executadas por meio de integração com serviços em nuvem, como a AWS EC2 (Elastic Compute Cloud). A AWS EC2 é uma plataforma de computação em nuvem que permite executar aplicativos escaláveis e confiáveis. Com a integração da AWS EC2, é possível armazenar os dados de consumo de água, processá-los e executar análises avançadas. Além disso, é possível configurar serviços de notificação, como envio de e-mails ou mensagens de texto, para alertar os usuários quando o consumo de água atingir limites críticos.

Em resumo, a combinação de MQTT, Node-RED, ESP32, AWS EC2 e o sensor de fluxo de água oferece uma solução completa para o monitoramento de consumo de água em residências. Essa abordagem baseada em IoT possibilita o gerenciamento remoto e em tempo real do consumo de água, incentivando práticas sustentáveis e evitando desperdícios. Com a evolução contínua da tecnologia IoT, espera-se que novas melhorias e recursos sejam desenvolvidos para aprimorar ainda mais o monitoramento de consumo de água em residências.

[ID:141] Autor:Vinícius Atanazo Santos - Criado em: 2023-05-22 21:07:58 - [ Compartilhar ]