Detector de presença do celular de Luiz

Nos últimos anos, a Internet das Coisas (IoT) tem se tornado uma tendência crescente, possibilitando a conexão de dispositivos do cotidiano à internet, trazendo praticidade e automação para diversas áreas. Neste texto, vamos explorar a criação de um detector IoT que utiliza a plataforma ESP32, o protocolo MQTT e o Node-RED para detectar o celular do Luiz Eduardo, um aluno do curso.

Desenvolvimento: O ESP32 é um microcontrolador poderoso e versátil amplamente utilizado no desenvolvimento de projetos IoT. Ele combina capacidade de processamento, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, e pode ser programado com a linguagem Arduino IDE, o que o torna uma excelente escolha para nosso projeto.

O protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) é um protocolo leve de troca de mensagens projetado para comunicação entre dispositivos IoT. Ele funciona em um modelo de publicação/assinatura, onde os dispositivos enviam mensagens para tópicos específicos e outros dispositivos podem se inscrever nesses tópicos para receber as mensagens.

Para implementar nosso detector celular por meio da leitura de comunicação bluetooth, podemos utilizar um sensor de proximidade conectado ao ESP32. Quando o sensor detectar a presença de um objeto próximo, indicando que o celular do Luiz Eduardo está próximo, o ESP32 irá publicar uma mensagem em um tópico MQTT específico.

Em seguida, podemos usar o Node-RED, uma ferramenta de programação visual baseada em fluxos, para receber as mensagens MQTT e executar ações com base nelas. No Node-RED, podemos configurar um nó MQTT de entrada para se inscrever no tópico em que o ESP32 publica as mensagens. Assim que uma mensagem for recebida, podemos definir uma ação, como acionar um alarme sonoro ou enviar uma notificação para um aplicativo no celular do Luiz Eduardo.

O Node-RED também oferece uma interface gráfica intuitiva para criar regras e interações mais complexas. Podemos adicionar lógica adicional, como acionar um registro de presença em um banco de dados, enviar um e-mail ou até mesmo ligar luzes automaticamente quando o celular do Luiz Eduardo for detectado pelo ESP32.

Conclusão: Com a combinação do ESP32, MQTT e Node-RED, é possível criar um detector IoT para detectar o celular do Luiz Eduardo de forma eficiente. Através do sensor de proximidade conectado ao ESP32, podemos publicar mensagens MQTT que serão recebidas e processadas pelo Node-RED. Isso permite uma variedade de ações personalizadas, como acionar alarmes, enviar notificações ou executar automações específicas quando o celular for detectado. A implementação dessa solução pode trazer praticidade e segurança ao ambiente do curso, permitindo que o Luiz Eduardo seja identificado de forma automática e precisa.

[ID:129] Autor:Marcos Aparecido Chaves Ferreira - Criado em: 2023-05-17 19:49:58 - [ Compartilhar ]