BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

Protocolo UDP

O que é o Protocolo UDP?

A internet no geral se baseia em fazer uma requisição de dados e responde-los, um exemplo disso é o usuário escrever na área de pesquisa (requisição) do youtube e depois eles responderem (resposta) ao pedido do usuário. Para descrever os passo-a-passo de como funciona as requisições, preicisa ter o conhecimento que existem diversos modelos que descrevem regras (protocolos) por tras dos processos (passos). O modelo´de arquitetura que utiliza o UDP é o TCP/IP, na qual o mesmo possui 5 camadas.

A camada em que utiliza o UDP é a camada de transporte, ela é a camada responsável pelo transporte de dados entre diferentes máquinas/equipamentos, além do protocolo UDP existe tambem nessa camada o protocolo TCP. A figura 1 estará representando as camadas existentes na arquitetura TCP/IP.

Figura 1: Modelo de arquitetura TCP/IP

Para explicar melhor o protocolo UDP vamos falar antes sobre o TCP. Ele é um protocolo voltado á conexão que tenha por garantia a segurança, integridade e ordem dos dados enviados, logo se fosse utilizado essse protocolo dentro de um microcontrolador ele enviaria os dados com muita segurança, mas para que essa segurança aconteça precisa seguir alguns passos que possibilitam isso, logo para manter essa confiabilidade os dados o TCP utiliza a ferramenta _three way handshake_ (aperto de mão de três vias), tambem conhecida como SYN,SYN-ACK,ACK. O funcionamento acontece quando o segundo host (máquina/servidor/microcontrolador) recebe um pacote e responde com a confirmação do sincronização (SYNchronize-ACKnowledgment), já o primeiro host, para finalizar, manda uma confirmação (ACKnowledge) para o segundo, assim estabelecendo a conexão. Por causa disso o TCP tambem é conhecido como conexão de ponto-a-ponto, comumente chamados de servidor e cliente. É interessante notar que o TCP permite o envio simultâneo de dados de ambos os pontos ao outro, durante todo o fluxo de comunicação. Desse modo, o TCP é ideal para casos em que a confiabilidade dos dados é essencial, como quando se trata de mensagens de texto, entretanto, por existir muitos passos para efetuar essa comunicação ela acaba sendo mais lenta. A figura 2 mostrará o tree way handshake.

Figura 2: Tree way handshake

Agora que foi falado do TCP, tem-se a base para falar do UDP. O UDP tem um requisito que é, não ter falta de confiablidade, isso significa que por meio da utilização desse protocolo, quando for enviado os dados de uma máquina à outra, não existirá a garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta, além de que esse protocolo não usa a ferramenta handshake, logo ele não necessita estabelecer uma cominicação. Mesmo parerendo um problema a falta de confiabilidade, tem-se um grande ponto positivo nisso, que é a grande velocidade que esse protocolo tem. Isso é o que diferencia o UDP para com o TCP, um tem confiabilidade, mas a resposta é mais lenta, o outro não tem confiabilidade, mas tem uma resposta muito rápida. 

Conclui-se que não existe um protocolo melhor ou pior, mas com aplicabilidades difentes. O TCP é utilizado para transporte de texto, já o UDP é muito utilizado em jogos (em que é normal alguns bytes se perderem na comunicação,mas que é sempre importante que a aplicação continue rodando com rapidez sem se importar tanto com as perdas e falhas, para que não ocorra o famigerado lag).

Referencias:

https://www.alura.com.br/artigos/quais-as-diferencas-entre-o-tcp-e-o-udp?gclid=Cj0KCQjw2MWVBhCQARIsAIjbwoPocuANLmBaoutN_sI0GXgwj5OQvs_jjYGQiQePC7ScjE2dMKo7Y20aAj1XEALw_wcB

https://blog.betrybe.com/desenvolvimento-web/udp-diferencas-tcp/

http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/12-diferencas-entre-os-protocolos-tcp-e-udp/

http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/curso-de-redes-protocolo-udp-user-datagram-protocol/

https://secbitrez.wordpress.com/2018/08/04/tcp-three-way-handshake/

https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/4/19/6/9

[ID:122] Autor:Caio Henrique Stefani - Criado em: 2022-06-29 19:45:58 - [ Compartilhar ]