BLOG - Sistemas Embarcados
Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos da disciplina de Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, telemetria, supervisório e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves
Busca:
PROTOCOLO UDP
O que é UDP?
Como todos os protocolos de rede, o UDP é um método padronizado para transferir dados entre dois computadores em uma rede. Comparado a outros protocolos, o UDP realiza este processo de forma simples: envia pacotes (unidades de transmissão de dados) diretamente para um computador de destino sem estabelecer primeiro uma conexão, indicando a ordem dos referidos pacotes ou verificando se eles chegaram como pretendido — Os pacotes UDP são chamados de ‘datagramas’.
Para que o UDP é usado?
O UDP é comumente usado em comunicações sensíveis ao tempo, em que, ocasionalmente, descartar pacotes é melhor do que esperar. O tráfego de voz e vídeo é enviado usando este protocolo porque ambos são sensíveis ao tempo e projetados para lidar com algum nível de perda. Por exemplo, VOIP (voz sobre IP), que é usado por muitos serviços telefônicos baseados na Internet, opera sobre UDP. Isso ocorre porque uma conversa telefônica estática é preferível a uma que seja nítida, mas muito atrasada.
Entenda a estrutura de cabeçalho UDP!
UDP envolve datagramas com um cabeçalho UDP, que contém quatro campos totalizando oito bytes.
Os campos em um cabeçalho UDP são:
- Porta de origem – a porta do dispositivo que envia os dados. Este campo pode ser definido como zero se o computador de destino não precisar responder ao remetente.
- Porta de destino – a porta do dispositivo que recebe os dados. Os números da porta UDP podem estar entre 0 e 65.535.
- Comprimento – especifica o número de bytes compreendendo o cabeçalho UDP e os dados de carga útil UDP. O limite para o campo de comprimento UDP é determinado pelo protocolo IP subjacente usado para transmitir os dados.
- Checksum – O checksum permite que o dispositivo receptor verifique a integridade do cabeçalho do pacote e da carga útil. É opcional no IPv4, mas tornou-se obrigatório no IPv6
TCP vs UDP: quais as principais diferenças entre esses protocolos?
O UDP é mais rápido, mas menos confiável do que o TCP, outro protocolo de transporte comum. Em uma comunicação TCP, os dois computadores começam estabelecendo uma conexão por meio de um processo automatizado denominado ‘handshake’. Somente depois que esse handshake for concluído, um computador realmente transferirá pacotes de dados para o outro.
As comunicações UDP não passam por esse processo. Em vez disso, um computador pode simplesmente começar a enviar dados para o outro:
Além disso, as comunicações TCP indicam a ordem em que os pacotes de dados devem ser recebidos e confirmam se os pacotes chegam conforme o planejado. Se um pacote não chegar — por exemplo, devido a congestionamento em redes intermediárias — o TCP exige que ele seja reenviado. As comunicações UDP não incluem nenhuma dessas funcionalidades.
Quais as vantagens e desvantagens do UDP?
O UDP tem vários benefícios para diferentes tipos de aplicativos, incluindo:
- Sem atrasos de retransmissão — UDP é adequado para aplicativos sensíveis ao tempo que não podem pagar atrasos de retransmissão para pacotes perdidos. Os exemplos incluem Voice over IP (VoIP), jogos online e streaming de mídia.
- Velocidade — a velocidade do UDP o torna útil para protocolos de resposta a consultas, como DNS, nos quais os pacotes de dados são pequenos e transacionais.
- Adequado para broadcasts — a falta de comunicação ponta a ponta do UDP o torna adequado para broadcasts, em que os pacotes de dados transmitidos são endereçados como recebíveis por todos os dispositivos na Internet. As transmissões UDP podem ser recebidas por um grande número de clientes sem sobrecarga do lado do servidor.
- Desvantagens do protocolo de datagrama do usuário
- 1. Sem conexão
UDP é sem conexão, o que significa que não requer necessariamente um circuito virtual antes do processo de transferência de dados. Portanto, sem qualquer preparação ou negociação, o grama de dados pode ser enviado ao receptor. O receptor deve ser capaz de cuidar deles.
2. Não confiável
UDP geralmente não é confiável porque não há nenhum conceito de retransmissão, reconhecimento ou tempo limite aqui. Sempre que um grama de dados é enviado, não é possível garantir que será entregue ao host de destino. Às vezes, o grama de dados pode ser perdido no caminho ou entregue duas vezes. A pior parte é que não há sequer uma indicação disso, a menos que o anfitrião decida mencioná-los. No entanto, esses tipos de taxas de falha são muito baixas em conexões de rede.
3. Pedido incorreto
Além de os dados não serem entregues, também podem estar fora de serviço no UDP. Não é possível garantir que a sequência em que os dados estão sendo enviados esteja na mesma ordem ao chegar ao aplicativo host. Às vezes, os pacotes podem ser ordenados de forma que você receba primeiro um pacote que foi enviado com atraso. Além disso, não há como prever esses pedidos até que sejam recebidos.
4. Sem controle de congestionamento
Ao contrário do TCP, os métodos de controle de congestionamento não estão presentes no UDP. Como não há nenhum método de controle de congestionamento no UDP, um grande número de dados transmitidos via UDP pode causar congestionamentos. Para isso, não há restrições que possam ser impostas.
5. Suporte para roteador
No que diz respeito ao tratamento do UDP, os roteadores são bastante descuidados. Isso ocorre porque sempre que um grama de dados é colidido, ele não os retransmite. Além disso, em um roteador os pacotes UDP serão descartados antes mesmo dos pacotes TCP.
Referencia:
SEABRA, Giulianna. O que é UDP e quais as diferenças com o TCP?. In: O que é UDP e quais as diferenças com o TCP?. [S. l.], 19 jun. 2019. Disponível em: https://blog.betrybe.com/desenvolvimento-web/udp-diferencas-tcp/. Acesso em: 23 jun. 2022.
[ID:110] Autor:Arthur Braga Zerondi - Criado em: 2022-06-28 10:49:29 - [ Compartilhar ]