Sirene Escolar Remota

RESUMO

Para este projeto de integração e facilitação de gerenciamento de horários de alarmes em escolas (ou outra aplicação semelhante como turnos de escritórios e indústrias) foi desenvolvida uma interface onde é possível acionar, remotamente, o atuador que comanda a sirene, ligada à uma placa que condiciona o sinal para o alto-falante piezoelétrico. A conectividade e gerenciamento ficam à cargo de um ESP32, a programação foi realizada em IDE Arduino e NodeRED. O protocolo de comunicação escolhido foi o MQTT, via Wi-Fi disponível no campus e no local de testes/desenvolvimento.

OBJETIVO

O objetivo é permitir que o disparo da sirene seja automatizado com o preenchimento de um banco de dados com os horários que cada sirene deve ser acionada. Uma vez programado os dias e horários de cada sirene no banco, o disparo ocorrerá sem interferência do usuário, que também pode acionar manualmente fora dos horários programados e alterar o volume.

METODOLOGIA

O sistema, baseado em plataformas open source e open hardware, usa uma sirene piezoelétrica de central de alarme residencial, recuperada de sucata. Um protótipo foi elaborado e montado em placa de matriz de contatos, sendo acionada por módulo de relês comandado pelo ESP32. Recebendo o sinal de disparo ou no horário programado, o relê é acionado e a sirene é ligada por um tempo programado no ESP e desliga após esse tempo. O teste do sistema foi feito tanto pelo botão da interface para acionamento manual quanto usando horários programados. Os horários são baseados no horário GMT que é obtido da rede pelo ESP no momento da conexão.

CONCLUSÃO

O projeto se mostrou não só estável, mas também relativamente simples e barato para implementação e escalabilidade, permitindo que várias unidades operem concomitantemente na mesma rede ou até mesmo em redes diferentes, se houver necessidade, permitindo o uso em plantas industriais diferentes e o controle e programação de horários de turno por um RH central. Também é necessário destacar a agilidade em mudanças de horários que o sistema pode fornecer, diminuindo o custo com pessoal de monitoramento de horário e também para funções de segurança, como toques personalizados paca incêndios, terremotos, evacuações de emergência, perigos químicos, biológicos e outras ameaças, sendo uma ferramenta a favor da segurança e integridade física dos ocupantes dos locais de instalação.

[ID:102] Autor:Gabriel Della Libera Murari - Criado em: 2022-06-22 00:35:59 - [ Compartilhar ]