BLOG - Sistemas Embarcados

Este blog tem como autores os participantes do projeto Smart Campus e alunos das disciplinas: Sistemas Embarcados(Engenharia de Controle e Automação) e Plataformas de prototipação para Internet das Coisas (Especialização Lato Sensu em Internet das Coisas). O objetivo é a divulgação de trabalhos em desenvolvimento no campus que envolvam a utilização de conceitos de sistemas embarcados, internet das coisas, telemetria e outras tecnologias para a resolução de problemas da indústria, meio ambiente, cidades inteligentes, fazendas inteligentes, ....
Coordenação: Prof. Marcos Chaves

[ LOGIN ] [ Autores ]

numero de postagens:1

MONITORAMENTO REMOTO E CONTROLE DE UMIDADE E TEMPERATURA DE UM PROTÓTIPO DE UMA SALA LIMPA

Introdução 

Atualmente, a indústria farmacêutica vem crescendo devido a evolução da tecnologia e a preocupação com a saúde que elevou a expectativa de vida das pessoas, fazendo assim um aumento na produção e no consumo de medicamentos (SOUZA, 2019). Assim, é necessário o desenvolvimento adequado dos produtos em toda sua cadeia, pois ajuda a evitar a contaminação e danos a saude das pessoas. Uma forma de manter a propriedade do produto final deuse o enfoque na implementação de ambientes controlados denominados salas limpas, que se trata de um ambiente fechado com uma unidade de tratamento de ar (UTA) com os respectivos materiais e insumos que fazem parte do serviço e produto da empresa, tendo a sua utilização como forma de garantir um local necessário para os processos de fabricação e a promoção de medidas preventivas (FINEP, [2022]). O projeto visa a criação de um protótipo de uma sala limpa com o monitoramento remoto e a gestão dos principais parâmetros que a envolvem como, a temperatura e a umidade do ar.  

Metodologia 

Para simular o ambiente da sala limpa, será montada um protótipo com uma caixa acrílica, com coolers e uma vela para o controle da temperatura e um umidificador externo para a umidade. Os dados de temperatura e umidade serão obtidos através do sensor DHT11 e transmitidos pela ESP32 que direcionará para um banco de dados alocado em um servidor na nuvem da Amazon Web Service por meio do protocolo MQTT e com Node-Red será realizado a programação em blocos para o tratamento dos dados e a demonstração gráfica em uma página web. Resultados e Discussão

Na Figura 1 é demonstrado a criação do protótipo da sala limpa e pode-se analisar a estrutura onde o projeto foi colocado em prática.

Figura 1 – Protótipo de uma Sala Limpa

                                                                                                                  Fonte: Autoria própria

A programação do Node-Red e a página web com as apresentações gráficas dos dados coletados é demonstrado na figura 2.

Figura 2 – Protótipo de uma Sala Limpa

Conclusões

Conclui-se que o protótipo da sala limpa atingiu os objetivos pré-estabelecidos que era de controlar a temperatura e a umidade, obtendo-se uma resposta gráfica e rápida mediante as mudanças simuladas.

[ID:100] Autor:Leonardo de Oliveira Domingues - Criado em: 2022-06-10 19:11:28 - [ Compartilhar ]